quinta-feira, 18 de março de 2010

Uno settimana è andato via I

Bologna, 17/03/10
Duas da manha
Jà è dia dezessete. Fiquei dois dias sem escrever. Nao porque nao tenha acontecido nada nesses dias, è porque aconteceram tantas coisas que nao me sobrou tempo para relatà-las. Para falar a verdade, segunda nao me lembro bem o que fiz. Parece que foi a tanto tempo atras... Ah, me lembrei. De manha eu e Fransesco fomos para "La Questura" a polìcia daqui, para verificar a minha situaçao no que se diz respeito ao visto, hospitalidade, etc. Nao posso deixar de dizer o quanto o Francesco e o Nicolò andam ràpido. Sao pequenos e tal, mas quando andam, eu sempre fico pra traz... Enfim, chegamos na "Questura" (ele na frente no caso) mas eles nos mandaram para outro endereço, o qual iriamos sò no dia seguinte. F. foi cuidar de seus afazeres e me deixou no centro da cidade. Amo isso. Eu sozinho e a cidade. Dessa vez fui vsitar "Le Due Torri", um dos cartoes postais mais famosos de Bologna. Uma das torres, a maior delas, dà para subir. Se paga 3€ para entrar e todos os seus pecados para subir. A torre è dos tempos medievais e nao tem elevador, sò uma escada de madeira atè o topo. E uma aventura ùnica! Chegando ao topo depois de 10 - 15 minutos de subida (sem brincadeira ou exagero) a recompensa! Estamos no ponto mais alto de toda cidade. E uma vista sem igual, maravilhoso. A cidade se estende aos vossos pès. Os prèdios de tamanho mèdio, e sempre em destaque as igrejas, maiores e mais bonitas, algumas chegando ao dobro do tamanho dos prèdios. As vielas e ruas para se contorcendo e tecendo os prèdios para terminar a visao. Ah, e ao fundo se ve tambem uma cadeia de pequenas montanhas, ainda nevadas. Sò estando là para saber. Porque o "esperto ao contrario" aqui esqueceu a camera fotografica para postar as fotos da vista. Tinha duas turistas là em cima, pareciam ser do leste europeu, eu devia ter pedido a elas para tirar uma foto minha e depois me mandar por e-mail e tal, um pretexto para conhece-las melhor... Mas o "esperto..." aqui ficou pensando "vou, nao vou..." e elas foram e eu fiquei, chupando dedo e sem foto. Desci e me dei de cara com uma livraria. Entrei e fiquei por là uns 58 minutos ou mais. Tava quentinho, agradàvel, tinham livros e revistas para folhear... Voltei, nao havia ninguem em casa, sò uma panela com pasta ao molho pesto. Comi. Saì. Fiquei andando na rua a toa atè 7 da noite. Voltei. Jantei as nove com toda familia. Spaghetti al Pomodoro. Nicolò saiu para nadar e eu assisti "O Transportador 3" em italiano na TV, bem legal a dublagem :D. Dormi cedo pois deria que acordar cedo no dia seguinte...
Jà no dia seguinte, na terça feira, saimos cedo para ver o negòcio do visto. Chegando là as 7 e pouco da manha a fila estava imensa. Là era onde se resolvia os problemas de imigraçao. Um bocado de estrangeiros provavelmente para solicitar renovaçao do visto de trabalho. Rostos àrabes, chineses, sul-americanos... Depois de muita bagunça e desorganizaçao (nao è sò no Brasil que tem isso) descobrimos que para o nosso caso deveriamos voltar à uma da tarde. Fomos pra casa, dormi atè a hora de sair de novo. Fomos là novamente, o lugar ainda cheio, e descobrimos que nao tem jeito, sò posso ficar aqui por 3 meses. Estamos arquitetando o que podemos fazer para mudar esta situaçao... Voltei, comi, me arrumei e fomos viajar. Eu, Nicolò, Jam e Med (em relaçao a este ultimo eu nao sei exatamente o nome dele). Os componentes da banda a qual jà citei. A cidade que iriamos era Urbino. Fica a 160 quilometros de Bologna. Pegamos a autoestrada. Linda a viagem. Eu ficar dizendo "linda, lindo, maravilhoso, etc, etc" è meio chato e pode parecer um bocado redundante e exagerado mas nao è. Cada palavra è justa ao que vejo. A paisagem é muito bela. Pequenas fazendas na frente e ao fundo uma cadeia de pequenas montanhas, as mesmas desde Bolonha até o destino. Fomos escutando rock, funk e um outro genero oqual nao consegui rotular. Foi legal a viagem. Chegando em Urbino que è uma cidade (adivinhem) linda. Medieval com os prèdios colados, subidas e descidas, castelos, muros, vielas charmosas, restaurantes e pub's, um dos quais a banda de Nicolò iria se apresentar. O bar era minùsculo. Parcia um buraco. Mas là dentro era um ambiente bacana e universitario. A banda de Jazz-cigano começou a tocar sua bonita e animada musica e um grupo cada vez maior de pessoas foi se aglomerando no canto deles. Fiquei um pouco e depois fui da uma andada para conhecer a cidade, jà conhecia as musicas deles. Andei bastante, fiquei fascinado com as ruas, e encontrei uma pizzaria onde estava passando o jogo do Inter e Chelsea pela liga dos campeoes. Tive que ficar para assistir... (continua)

3 comentários:

Unknown disse...

Que lindo.. n sabia q vc tinha esse blog.. amei seu lado poético!! é bom desenvolver esse lado qnd se faz engenharia ;//.. jsiuahsia

continua postando no blog.. toh amando!! lindo, lindo!! Aproveita bastante!!!

Daniel Simon disse...

Muito bem, sem oq falar... novidades e assimilações. Só não deixe isso subir sua cabeça.

Anônimo disse...

Ai que chique :)
Haha !!
Poxa Alex, como você foi esquecer a câmera?? Tem que ficar no bolso já :B Zoa, aquela coisa enorme no bolso.

Tá. Pois é, visto é uma coisa mesmo :/

Muito bom ler suas experiências.