segunda-feira, 29 de março de 2010

Giardini Margherita

Me ponho a escrever aqui no parque de Bologna "Giardini Margherita" pois estou num estado peculiar de felicidade. Resolvi vir pra ca e passar o tempo apenas, e é isso que faço agora, porém alguns fatos me chamaram atençao e resolvo relata-los. Logo quando chego fico observando uma loira bela que usa oculos escuros e tenho quase certeza de que ela retribuiu os olhares. Nao sei ainda se ela tem 18 ou 28 anos. Até ai tudo bem. Mirei um banco na sombra onde pretendia me sentar, quando ando até ele e a mulher antes citada sentava num banco logo a frente, virado para o meu. Nesse momento começa a tocar na radio que estava escutando, uma musica chamada "Ironic" de Alanis Morissette, um momento eternizado na minha mente por essa musica, pois a amei e com certeza a proxima vez que escuta-la me lembrarei das arvores, da brisa fresca no meu rosto, dos patinhos no lago, da criança em minha frente me dando chau, da garota linda e loira sentada a minha frente...Ela ficou ainda mais charmosa depois que tirou da bolsa um livro que passou a ler numa posiçao elegantissima. "Se eu fosse um artista eu começaria a pintar essa mulher..." pensei. Peguei meu caderninho e passei a desenhar. Nao ela, mas sim uma espécie de grafo para deixar mais organizado os caminhos, valores e traçados da minha viagem. Enquanto isso aproxima-se dela (da loira) um homem com traços de indiano andando e mostrando todo seu charme, com certeza chegou para mostrar todo seu galanteio, seu sorriso e sua agradavel conversa. Acho que ela pensou um pouco diferente dele porque nao deu nenhum moral. Continuou a ler seu livro e nao abriu a boca. Ele sentou no banco ao lado dela quando parei de observar. Dois minutos depois e uma tentativa frustrada o homem vai embora. Nao muito tempo depois uma figura careca e peculiar passa em nossa fronte de bicicleta. Para diante da moça e diz algo. Avança, deixa a bicicleta apoiada num poste, senta ao lado dela e... começa a pintà-la! Foi magnìfico! E eu escutando o radio quando no exato momento passa a tocar "Wish you were Here" de Pink Floyd. Foi um momento unico. Uma musica normalmente carregada de sentimento para mim, mas, nesse momento, eu nao pensei em ninguéem e nem "quis que alguem estivesse aqui", estou feliz e agradavel comigo mesmo. Fiquei pensando apenas na musicalidade e na beleza da musica em fusao com a cena do artista sentado ao sol do lado da sua modelo, concentrado e pintando. Logo depois começa a tocar "My Generation" do The Who, o que me fez virar a pagina e começar a escrever sobre este momento. Quando começo a escrever, "Alive" do Pearl Jam sona nos meus ouvidos. Um pouco depois "Frankenstein" que eu nao sei a banda. Musicas boas que me deixaram mais feliz. Havia falado para a minha mae que levaria apenas um aparelho de radio para me mergulhar na cultura e na lingua do pais ao inves de ficar preso às musicas que traria do Brasil que gosto e estou acostumado a escutar, mas, chego aqui e escuto nada mais que as "minhas" musicas numa radio que sintonizei! Brincando, as vezes tocam musicas italianas... Nessa radio ja escutei "Heroes" de David Bowie, "Time" de Pink Floyd e muitas outras... :D

Um pouco depois...

Fechei o meu caderno e passei a ler Goethe. O artista ainda estava la pintando a sua obra. Uma vez pediu para ela mudar a posiçao do cabelo, outra para tirar os oculos escuros (ate que enfim né...)... Passa um tempo e ela se levanta, diz alguma coisa ao cara, e começa a andar pra ir embora. Interrompo a minha leitura e olho sobre o livro. Ela olha para a minha direçao e trocamos aqueles olhares até o pescoço dela nao aguentar mais. Porque ela fez isso? Eu que ja tinha me dado razoes suficientes para nao ir la conversar com ela... Com aquela ultima troca de olhares ela me fez arrepender. Fiquei super curioso para ver a pintura do cara mas quando fui ter uma com o artista ele me olhou de uma maneira que esfriaram até os meus ossos e fiquei intacto no meu banco. Continuo a ler. Uma leitura intensa e uma dicussao sobre o amor e o sentimentalismo exacerbado... Levando e vou dar uma volta. Estava feliz. Meu estado de espirito estava bem alto, nao no maximo porém. Andando sem rumo dentro do parque escutei "Kashmir" de Led Zeppelin, "Heaven for Everyone" Queen, "Californication" Red Hot Chili Peppers, "Phsyco Killer" Talking Heads, uma dos Beatles que nao me lembro o nome e ele fala Hare Krishna... Enfim, sentei na grama e vi aqueles tantos italianos jogando bola, brincando de jogar disco, de malabares, basquete, tocando violao, etc ... Eu deitei na grama, so vi o ceu e os avioes. Dormi ali mesmo...

2 comentários:

Daniel Simon disse...

Cara, cada vez acho que vc assume um espiríto beatnike

C. Luke Drácula disse...

O que que é beatnike?
Rensga fi, que dia massa hein!
Da próxima vez q vc vir o pintor, e ele te olhar com um olhar gélido você diz: Foda-se! xD
Ah, até eu fiquei curioso com a loira. Mas tá né, opção do amigo de não ir lá puxar assunto, na próxima vez quem sabe você não arrisca a desenhar uma outra paisagem que você encontrar por ae. Só por lazer mesmo...