segunda-feira, 15 de março de 2010

Primi giorni

Goiania, 11/03/10

Daqui pra frente sou apenas eu. Acabo de passar pelo detector de metais do aeroporto (magnifico aeroporto de Goiania) Santa Genoveva. Depois de o segurança perguntar se estava levando uma gaita na bagagem de mao eu me virei e perdi o contato visual com minha mae e meu irmao. Mesmo sabendo que eles continuam a poucos metros, do outro lado da parede, uma sensaçao ùnica de liberdede (espero que nao seja de falsa liberdade) tomou conta de mim. Estou so na sala de embarque esperando o meu voo. Nao hà momento melhor para começar a escrever. Ah, vale ressaltar que hoje està um dia lindo.

Paris, 12/03/10
9:36
Bem, aqui estou em Paris. Muitas coisas diferentes de Goiania ou Sao Paulo, mas tem algumas que nao mudam... Estou, por exemplo, em frente a um McDonalds, do mesmo jeitinho do resto do mundo. A minha direita um homeme de mèdia idade e cabelos grisalhos fala ao celular. Italiano com toda certeza. Do meu lado esquerdo està sentada uma mulher, meia idade tambèm, cabelos muito loirose oculos escuros lendo furiosamente uma revista de moda. Se fosse para eu chutar, chutaria algum pais da escandinavia.
A viagem de Goiania a Sao Paulo foi boa, mas agora aparece distante na minha memoria. Em Sao Paulo foi bacana, esperei o horario do voo, comi 1/4 de pizza no Pizza Hut, estava muito boa. Guarulhos jà era um espaço por mim familiarizado, entao nao havia ali muita coisa mais para ver. A unica coisa que tenho a dizer è que aquela sensaçao de liberdade outrora reduzida por alguns poucos metros, agora era muito maior. Comprei um livro. O nome dele: "Os Sofrimentos do Jovem Werther". Ainda nao cemeçei a ler. Fiquei gripado na viagem Goiania Guarulhos e nao conseguia manter a cabeça abaixada para ler sem derramar alguns ml de catarro. A mulher do meu lado esquerdo faz alguns movimentos estranhos, para pegar algo na mala mostra a bunda... (...)
A primeira vez que me senti no mundo, ou seja, fora do Brasil, foi quando pisei dentro da aeronave da Air France quando a comissària de bordo me recebeu : "Bon Jour" e mais umas douze palavras incompreensiveis. Tudo bem, no aeroporto jà haviam pessoas falando em outras varias linguas, mas mesmo assim o portugues era a grande maioria, claro. Quando entrei no aviao, durante todo o voo foi raro escutar alguem falando portugues. Uma mulher chilena sentou ao meu lado e eu treinei um pouco o meu espanhol, que por sinal nao esta ruim. Com os comissarios eu falava uma mistura de portugues, frances e ingles. A viagem foi muito boa. Nao me arrependo de ter ido na janela. O serviço de bordo era bom e o entreterimento eletronico na minha frente era melhor ainda. Vi dois episodios de Os Simpsons, escutei CD's de Neil Young, The Doors, Bob Dylan, The Beatles e Pink Floyd entre outras coisas.
Quando sobrevoando a França, uma grande nuvem estava estacionada por todo pais. Nao deu para ver nada là de cima. Depois do pouso surge imenso em nossa frente o aeroporto de Paris, Charlles de Gaulle, o qual estou sentado no momento. O clima èe frio, -1°C. Acho que agora vou ali fora me arriscar a andar na rua. :D

Bologna, 12 de Março 2010
23:20
Sai do frio de Paris e cheguei na nevada Bologna. Pela janela do aviao so se via branco, e desta vez nao era as nuvens. Uma paisagem muito bela. Se via tambem os alpes là de cima. A viagem em si fora muito simples. Eu, muito cansado, havia cochilado umas cinco vezes no aviao revezando com os serviòos de bordo. Nao podia perder nenhuma comida! Eles serviram dessa vez pao com salame, estava mais ou menos.
Fransesco foi me buscar no aeroporto. Foi simples. Entramos no carro (eu pisando na neve) e ele dirigiu furiosamente o pequeno carro num labirinto de lindas pequenas ruas. O transito aqui é bem diferente ao do Brasil. Bologna nao tem avenidas longas, e sim um labirinto de ruas. A cidade é muito bonita. Espero conhece-la bem nessa semana. Os anfitrioes me receberam muito bem. Isso conta tambem o Nicolò e a mae dele, Monica. A casa (apartamento) deles é antiga, muito interessante, me sinto na Europa neste apartamento. Quando cheguei, là pelas 3 horas da tarde, tomei um chà que me ofereceram e fui dormir pois estava morto. Acordei, arrumei as coisas no quarto, fui ao banheiro e agora estou pronto para dormir novamente. Vou acordar cedo amanha, certeza!

Bologna, 13/3/10
Meia noite.
é, acordei tarde. 10 e meia. Tomei o café-da-manha, sucrilhos como de prache e alguns biscoitinhos. Depois resolvi sair para andar um pouco e conhecer a cidade. Fui na fé mesmo, sem mapa e sem nada, torcendo para topar de frente com algum ponto turistico (ou nao). Andei. Estava um dia lindo. Foi otimo. Tudo novo, os lugares, o frio, as calçadas, os carros, as ruas, as faixas de pedestre, as lojas, a lingua, os prédios, as frutas, os paes nas lojas, os onibus... Espero que dirante a viagem essas coisas peculiares (como por exemplo a casa que estou) nao se tornem comuns. Que eu nao me famialirize o bastante para passar a ignorà-las. Ja na prinmeira esquina um homem puxou papo comigo. Falou sobre outro cara na rua que estava sem roupa de frio, eu retruquei que nao falava italiano, o legal é que ele tentou se explicar, e foi òtimo, ele conseguiu. Eu impressionado com tudo, andava como um bobo, bem devagar e olhando sempre para cima. A coisa mais impressionante que achei foram os cafès e pequenos mercados/padarias/lanchonetes/confeitarias... Sao uma delicia para os olhos. Cada comida... Sanduiche, bolo, frutas, queijos, salames, copas... que dava vontade de pular la dentro. Nao e uma boa ideia passar por uma delas quando esta com fome pois nao sao la muito baratas. Vi poucas pessoas andando, menos ainda eram jovens. Meninas, as que vi eram bonitas. Homens, vi muitos, a grande maioria eram... "pinta" (como homens costumam a dizer quando veem outro homem bonito, mas se recusam a dizer bonito por ser muito "gay"). Voltei pra casa. Manggiamo o famoso "Taglliani a la Bolognesa"de almoço. Muito bom. A tarde, la pelas 3, eu e Nicolò fomos ao centro. Ele foi tocar na banda e ganhar seu dinheiro suado. Eu fui andar no centro, visitar pontos turisticos e nao-turisticos, olhar para pessoas, sentir o frio, ve-los tocar e gastar meu dinheiro nao suado. Nao gastei meu dinheiro mas fiz todo o resto. Ah, e tirei fotos. Poucas mas tirei. O sapato que estava usando começou a machucar e eu voltei pra casa. Quando Nicolò voltou, a gente saiu novamento, fomos jantar na casa de um amigo dele, o violeiro da banda. Mas quem fez a comida foi o clarinetista Francesco. Um jovem de 19 anos. Cozinhou muito bem. Com direito aos tres pratos da refeiçao italiana. Os momentos pre e pos janta foram regados a muito reaggue e [...]. Percebi que nao sei nada de italiano! Foi muito boa a janta tambem. Agora estou de volta e Nicolò foi a um show de Reaggue com a turmae e eu voltei. Nao estava afim de gastar 18 € no show e nao entrar no clima... Agora vou ler um pouco e dormir em monte. Buona Notte.

Bologan 14/03/10
23:40
Hoje nao foi um dia muito diferente de ontem. Continuei no ramo "conhecer a cidade". Para variar, foi muito bom. Nao gosto muito de turismo religioso mas aqui na Italia é impossivel nao visitar esses lugares. Aqui em Bologna os pontos turisticos mais interessantes sao igrejas. Uma mais bonita que a anterior. A cidade continua impecavel aos meus olhos. Um pouco suja porem. O que nao chega a atrapalhar no entanto. As italianas vao se tomando forma para mim, algumas muito bonitas, assim, bonitas mesmo, bem do jeito que gosto, olhos grandes e lindos sorrisos . Por outro lado, eu ainda nao estou me sentindo atraente... Meus labios estao secos/queimados, atingindo uma coloraçao vermelha que parece batom, o meu corte de cabelo me deixou 12 anos mais novo, e estou usando roupas nao minhas, que sei muito bem que nao tem nenhum estilo... Mas, tudo bem!

2 comentários:

Anônimo disse...

Ah ! Eu gosto do seu cabelo do jeito que ele tava...

AH isso é tão emocionante !! É uma pena que vou passar tão pouco tempo da Europa - uns 3 meses só - e ainda estarei fazendo curso de espanhol intensivo :x. Ao menos tenho certeza que da próxima vez que for, vou aprender uma língua bem diferente do espanhol que saberei e do inglês.

Quando eu for, talvez escreva assim como você escreve. Acho que será a deixa para criar outro blog. É tão lindo :) Então - não dava pra deixar de ressaltar a culinária han? Adoro adoro :D
Quanto a moça do avião do seu lado - haha, ri muito.

Que interessante - o moço italiano é músico!

Acho que vou ficando por aqui :)

Daniel Simon disse...

Que história... que história, liberdade combina com vc.

"O ar do mundo, torna o homem livro."

E sobretudo, obrigado por me lembrar de andar por ai. Infelizmente sou muito caseiro, gostaria de ter esse espiríto libertário.

Parabéns, espero outros textos!!!