sexta-feira, 9 de maio de 2008

O Futuro na palma de minhas Mãos

Ninguém leu minha mão mas eu acho que descobri o meu futuro. Numa de minhas idas à psicóloga de orientação vocacional, num dos testes propostos por ela, eu tinha que preencher uma pirâmide de forma ascendente de modo que as piores profissões/atividades que eu achasse (entre 15) iriam formar a base da pirâmide, que iria subindo até que o último quadrado, lá no topo, fosse preenchido com aquela sigla que representava a atividade que mais me atraía. Percebi que as profissões que menos me atraíam eram aquelas de caráter burocrático, sendo quase unanimidade nas 18 pirâmides. As outras posições foram bastante variadas mas as que se destacaram mais no topo da pirâmide foram 2, imaginem só... do tipo "aventura" e do tipo "pesquisa", deixando claro: do tipo PARAQUEDISTA e INVENTOR. Quando a gente é criança a gente vive cheio de sonhos "quero ser jogador de futebol" "quero ser um astronauta" "quero ser piloto de avião" "quero ser uma bailarina", e com o tempo esses sonhos vão se dissolvendo como pó, dando lugar a profissões que você só tem conhecimento depois de velho, profissões burocráticas, chatas, ignóbeis, porém lucrativas. Capazes de desfazer os nossos sonhos e, teoricamente, nos trazer à realidade. Foi isso que me surpreendeu. Quando eu fui fazer o teste, achei que seria chato, aquela coisa de sempre, profissões cumuns... Daí aparece inventor, astrônomo, paraquedista, piloto de testes, o que fez pensar "Essas profissões existem". A gente fica bitolado, "você é bom em exatas, faça Engenharia!" Mas é claro que não!! Talvez esse fosse o motivo da minha preocupação de escolha, a minha 'não-saída da infância'. Ou talvez seja a minha constante procura de aventuras, não criar rotina, não ter renda assegurada e explorar lugares que ainda não existem... Livre para novas aventuras.
A minha vida vai ser assim: Num certo dia, do nada, vou criar algo, uma invenção, que revolucionará o mundo, todas as teorias serão descartadas e a minha descoberta será vangloriada nos 7 cantos do mundo, porque será uma realmente boa descoberta, algo realmente novo (não digo o que se trata pra não gerar especulações, roubo de idéias ou infiltração da inteligência de espionagem Americana e patentear...enfim). Ficarei rico, milionário, trilionário, até morrer de desgosto ao ver a minha criação ser utilizada como arma de guerra pela China na 3ª Guerra Mundial.

4 comentários:

Ana Beatriz disse...

Eh Arnaldooo, infelizmente tenhu q concordar com vc...infelizmente as pessoas nao sabem escolher suas profissoes, suas atribuicoes, exceto rarissimas excessoes como vc, q pensa acima d td em ser feliz e gostar daquilo q faz...Poucos percebem qnto essa escolha é importante, afinal é aquilo q provavelmente faremos para vida toda...deveriamos pensar um poko+ naquilo q iremos fazer do q no lucro q aquela atividade pod nos proporcionar, ate pq qndo fazemos algo q gostamos o fazemos bem feito, logo aquilo nos dara retorno...Se as pessoas soubessem o quao insuportavel é ter q fazer algo q nao se gosta pelo resto da vida, ou pelo menos por um bom tempo, pensariam mto+mto+mais na hora de decidirmos, levaríamos isso+ a serio...pesaríamos todos os prós e contras e efeitos em nossas vidas e concerteza optariamos por aquilo q nos fara bem...
Boa Sorte em sua escolha!!!
Bjim

Anônimo disse...

Alex., adorei seu texto., realmente né? Nós ficamos limitados a certas profissões e nem imaginamos qt outras podem nos proporcionar tanto., e qd vc descobrir me avisa., mas eu ainda prefiro continuar no meu mundo fantástico de criança.,
;*

Unknown disse...

Alex, realmente, você é bom...
Esse texto ficou genial.Mas cuidado, nao se gabe, ou você irá contradizer tudo o que você escreveu. Fica despreocupado, quando voce menos esperar, sua resposta do futuro virá. kkkkk rimou.. 3ª G.M? Acho que nao, estamos civilizados o bastante..Não há nada mais para se conquistar além da hegemonia comercial. " O ser humano nasce bom, a sociedade que o corrompe" . Rousseau

Daniel Simon disse...

Muito bom,tentou fugir das burocracia,mostrou q depois de ''velho'',ainda é possível ter profissões(ou sonhos) estravagantes.