domingo, 25 de abril de 2010

Capri

Os fatos aqui estao um pouco fora de ordem, antes de Capri eu passei cinco dias em Napoli e dois na ilha de Ischia os quais citarei melhor depois, pois ainda nao os escrevi.

Me ponho a escrever aqui em Capri, uma ilha proxima a Napoli. Começou a chover e eu estou abrigado numa espécie de mesa coberta onde havia parado para comer meu panini que trouxera de casa. Ha pouco tempo descobri que essa ilha que estou é a ilha onde se passa um dos circuitos de Rally do jogo de video-game Grand Turismo. Um excelente jogo de carro o qual marcou boa parte da minha infancia e adolecencia, boa parte. Esse lindo circuito estivera no jogo com o nome de Città di Amalfi e as vezes o jogava somente para me deliciar com a bela paisagem virtual do outro lado da tela. Com o meu Hilux Prototype Rally Edition fazia o circuito em 4 minutos. A pé com a quantidade de subidas, descidas e possiveis paradas para observar o cenario, calculei 3 horas. Havia chegado de barco da ilha de Ischia as 11 e voltaria as 4 e 40 da tarde, tranquilo. No jogo sempre que se jogava havia um tempo excelente: o céu totalmente limpo, o sol brilhando, as aguas muito claras... Chego aqui no frio, com uma neblina expessa e agora começa a chover... Era um sonho da minha adolecencia vir para esta ilha mesmo sem saber exatamente onde ficava, e, de uma maneira coincidentemente inesperada aqui estou, realizando um dos meus "sonhos". Agora a chuva deu uma parada, vou aproveitar...

...

A chuva nao havia parado. Nao sabia aonde ia e fui procurar um lugar no centro onde pudesse me localizar no mapa e decidir aonde ia. Havia um grupo de turistas americanos que estavam parados no unico lugar coberto e protegido da chuva. Enquanto analisava o mapa ouvia o guia deste grupo dizendo: "A chuva aqui pode durar tres dias entao...". Nem esperei ele terminar o que estava dizendo. Em Goiania quando chove a gente espera a chuva passar para fazermos algo. Nao tinha tempo para esperar 3 dias e me meti debaixo da chuva, escolhi uma direçao aleatoria e me mandei. Escolhi bem. Fui parar num lugar lindo e sem nenhum turista. Lindo mesmo. Fiquei um pouco ali debeixo da chuva me aventurando no meio das pedras e vendo de quando em quando barcos de turistas passando distante e tirando fotos. Fiz alguns videos toscos e faria mais se nao tivesse medo de que a maquina quebrasse com a agua da chuva que entrava em seus meios eletronicos. Voltei, peguei o funicular para descer ao porto. Dentro do funicular conheci alguns brasileiros muito simpaticos, sempre de Sao Paulo. Um homem me deu um mapa turistico de Roma quando soube que eu iria para la poucos dias mais tarde. Infelizmente tivemos que nos separar por motivos obvios assim que chegamos na estacao final do funicular. Estavam em um grupo. Eram por volta de 40 pessoas. Todos com mais de 40 anos e a maioria com mais de 60. Eh bom escutar o portugues depois de tanto tempo. Na verdade é bom conversar em portugues, porque ouvir se ouve ate com certa frequencia em bares, restaurantes, na rua, na radio as musicas brasileiras, Tribalistas, Ivete Sangalo, Chico Buarque, Garota de Ipanema (pra variar), Originais do Samba, Caetano Veloso, etc, etc. A musica brasileira é bem apreciada por aqui e se fala muito do Brasil na Italia. Fiquei satisfeito. Imaginara um pouco mais de apatia. OK. Voltando ao porto, onde pegaria o barco de volta para Ischia, vi que ainda faltavam 40 minutos para a saida. Por orgulho fui terminar o circuito do Grand Turismo a pé. Ja havia feito metade antes quando subi a montanha, faltava a outra metade e teria que subir de novo. Fiz essa parte do circuito e percebi que o video-game era fidedigno em algumas casas e paisagens e nao em outras, sempre mudando para melhor, é claro. O circuito era muito menor que eu imaginava. Enfim. Estou indo de volta a Ischia e amanha vou a Roma.

Um comentário:

Daniel Simon disse...

Ah a minha infância e os jogos de video game e computador, bons tempos!

Imagino o tão interessante que deve ser, poder ver uma paissagem real que só se via no video game.

Me lembra de eu passeando pelo Rio no flight simulator, agora posso ver a paisagem todos os dias.